segunda-feira, 23 de junho de 2008

Estudo aponta Podcasts como futuro da propaganda.

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Em Abril, um estudo da Arbitron/Edison Media Research reportou o perfil da audiência de podcasts pelo mundo. Eles reportaram um aumento de 38% da audiência de audiocasts e 45% de aumento de audiência para os videocasts, no ultimo ano. Os estudo mostrou que os podcasts são uma alternativa viavel para encontrar uma classe de consumidores que as propagandas convencionais não atingem.

Eles apontam o podouvinte como alguem mais inteligente e esperto que a maioria das pessoas, uma vez que no processo de ouvir/assistir um podcast, o podouvinte busca um programa - ao contrário de assistir passivo o que a mídia tradicional oferece -, baixa o programa alvo, e possivelmente o transfere para um player portatil, o que demonstra uma ligação maior com os podcasts. Ou seja, este procedimento demonstra uma credibilidade e uma confiança maior nos apresentadores - e possiveis anunciantes - de podcasts.

Segundo o estudo, os podouvintes são um público extremamente atrativo, mas dificil de ser alcançado. Na média, um podouvinte tem um grau maior de escolaridade e uma renda maior que um consumidor convencional. Além disso, eles passam bastante tempo online, e frequentam lojas virtuais. São muito sociaveis - em termos de internet - e costumam compartilhar as coisas que gostam com amigos e parentes.

Entretanto, eles costumam evitar diversos tipos de propaganda - e sabem como evita-las -, especialmente banners e pop-ups; eles não podem ser alcançados pelas propagandas de televisão, preferindo não assisti-las - novamente, a questão do publico passivo; e não são alcançados por propagandas de rádio - uma vez que eles levam seus programas favoritos em players portáteis para ouvir quando quiserem; e preferem ler noticias na internet - onde não são alcançados pelos anuncios de jornais e revistas.

Em sua conclusão, o estudo explica que anunciar em um podcast é algo muito vantajoso, mas aqueles que investirem em um podcast devem abandonar os metodos tradicionais de marketing e estudar um marketing muito mais inteligente.

1 comentários:

File disse...
24 de junho de 2008 07:57  

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Excelente notícia, Rafael...

Concordo com tudo que foi dito ali... Nota-se claramente que os ouvintes de podcasts são diferentes dos ouvintes tradicionais de rádio...
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