quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Como criar seu próprio podcast

·

Como parte do projeto o blog, aqui vai o primeiro tutorial:

Aqui estão as principais dicas de criar seu próprio podcast sem gastar nada.

1. Para iniciar tudo, grave o primeiro podcast. Escolha nome e assunto. Você vai precisar, obviamente de um microfone e um computador. Para gravar em sua sala, utilize o Audacity, que é gratuito e pode ser instalado em Português. Para gravar utilize a qualidade 64, 96 ou no máximo 128 kbps - basta ver as opções dos Audacity. Quanto maior a qualidade de som, maior o arquivo final. Atraves do Audacity você pode gravar seu programa em pedaços e juntar tudo - utilize a opção importar audio. Ah, para salvar o arquivo em MP3 - Export - vocêvai precisar do Lame MP3.

2. Terminou de gravar, e já tem o nome do podcast? Se inscreva no Podomatic. Lá você pode hospedar seu podcast - tamanho máximo de 500MB -, mas apenas pode utilizar os modelos já existentes do Podomatic - é em inglês, mas ele é razoavelmente fácil de entender. Se quiser m4ontar o Podcast da maneira que quiser - atraves do HTML, continue lendo. O Podomatic não aceita o código do Google Analytics.

3. Faça um upload do arquivo para o Podomatic. Basta criar um novo post, escrever seu texto, e selecionar import, e depois upload media. Siga as instruções e quando fizer o upload, termine o post. Pronto, seu podcast esta no ar.

4. Caso não queira utilizar os modelos do Podomatic, sem problema. Cadastre-se no Odeo. Lá, adicione o RSS do seu podcast do Podomatic - clique no link RSS na pagina do Podcast. O Odeo vai permitir que tenha um player do arquivo do post que você colocou no Podomatic. Escolha o seu player preferido, que no final ele vai dar o codigo HTML para incluir em sua página. Guarde este código no bloco de notas.

5. Crie uma conta no Google. Se já tiver, vá no Blogger.com - não o Blogger.com.br - e crie um blog com o nome que você escolher para o podcast. O Blogger/Blogspot permite que você modifique o modelo do blog atraves do HTML.

6. Por fim, quando for colocar um novo post, utilize o codigo HTML que você salvou no bloco de notas. Pronto. Se quiser coloque o codigo do Analytics no Blog - Modelo, Editar HTML.

Pronto, seu blog esta pronto. Sem maiores problemas, basta prestar atenção nas opções dos sites e programas. Quaisquer duvidas só precisa deixar nos comentários ou mandar email para:

rafael.portillo@correios.net.br

2 comentários:

Leandro disse...
13 de fevereiro de 2008 14:24  

Muitooo Legal sua dica, vou tentar faser....

muito massa....


eiiii e vlw pelo comentariooo ahuahauahauahaa

Mathinga Braba disse...
13 de fevereiro de 2008 17:55  

Realmente, está bem explicado... belo trabalho e boa sorte !
Valeu.

Podcasts

Mudamos de casa!

Assuntos

Mudamos de casa!

O que é a Teia?

Mudamos de casa!

Submarino - Ajude a Teia

Mudamos de casa!